Pampadromaeus é um género extinto de dinossauros basal Sauropodomorfoque viveu no Triássico e foi descoberto no Geoparque da Paleorrota ,Rio Grande do Sul, Brasil.
Pampadromaeus era um pequeno dinossauro bípede. Tinha apenas 50 centímetros de altura e 120 centímetros de comprimento, e teria um peso aproximadamente de 15 quilogramas. Tinha muitas características basais e derivadas. Ele difere de outros Sauropodomorfos por uma combinação de caracteres. Alguns destes são compartilhados com alguns membros do grupo irmão do Sauropodomorfo, o Terópoda: a pré-maxilaé apontado para baixo formando uma lacuna subnarial com a maxila e os dentes anteriores mais serilhados; no local onde a promaxila do terópodes com fenestra é posicionadas, uma pequena depressão está presente. Características basais consistem de um grande crânio, um fêmur curto, a havia apenas duas vértebras sacrais e da presença de quinze dentes no plexo pterigóideo.
Havia quatro dentes na pré-maxila e cerca de vinte em ambos os maxilares e da mandíbula para um total de 88. Os dentes eram grandes, alongadas, lanceolados, ligeiramente recurvados, pontiagudas e serrilhadas grosseiramente. A forma da perna indica que o Pampadromaeus foi bom corredor.
Fonte: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário