Um Tricerátops |
"Ceratopsia (do latim "lagartos com chifre frontal") é uma micro-ordem de dinossauros ornitópodosmarginocefalianosquadrúpedes e herbívoros, característicos do período Cretáceo. Os ceratopsianos, como são chamados os dinossauros pertencentes a essa ordem, viveram principalmente em regiões que actualmente são a Ásia e a América do Norte.
Esses dinossauros variavam muito de tamanho medindo de 75 centímetros até 10metros decomprimento.
O nome ceratopsia que, como visto anteriormente, vem do latim "lagartos com chifre frontal" se deve ao fato de uma parte desses dinossauros possuírem um ou mais chifres na face, pois apesar do nome alguns como o Protoceratops, encontrado na Mongólia, não possuía chifre."
Fonte: Wikipédia
------------------------------------------------------------------------------>
Anchicerátops
O Anchicerátops cujo nome significa ("quase uma cara com chifre") foi encontrado em Alberta no ano de 1914. Possuía um bico córneo que era comum no grupo ao qual ele pertencia, os ceratopsianos, eram bem armados com chifres e escudos, provavelmente viviam em grandes rebanhos com os filhotes centralizados para melhor se defenderem.
Fonte: Atlas Virtual da Pré-História
Avaceratops
O Avaceratops se distinguia dos outros dinossauros por um pequeno chifre sobre o nariz e um osso de enfeite, que parecia um colar em volta do pescoço. Provavelmente o chifre servia para protegê-lo da maioria dos dinossauros carnívoros.
Sendo herbívoro, o Avaceratops arrancava caules e troncos com sua boca especial, que funcionava como um bico de papagaio. Seus dentes afiados, localizados na parte posterior do maxilar, se encarregavam de separar as folhagens da madeira. Acredita-se que esses animais viviam em grandes grupos que perambulavam pelas planícies da América do Norte.
É bem possível que o Avaceratops corresse com as pernas musculosas que possuía. Ao correr, balançava o pesado rabo no ar.
Até hoje, apenas uma parte do Avacerátops foi encontrada. Isso em 1981, em Montana, nos EUA. Até 1988, não tinha nome.
Fonte: Atlas Virtual da Pré-História
Fonte: Atlas Virtual da Pré-História
O Centrossauro cujo nome significa "lagarto de ponta afiada", viveu há aproximadamente 65 milhões de anos atrás no final do período Cretáceo, possuía uma cabeça pesada com dois chifres pequenos no topo do crânio e um grande na ponta do nariz, ombros fortes e um rabo pequeno, como a maioria dos Ceratopsídeos, família a qual pertence.
Fonte: Atlas Virtual da Pré-História
Chasmossauro
O Chasmossauro cujo nome significa " Lagarto de fenda no crânio " pertencia a família dosceratopsídeos. Viviam em grupos grandes na América do Norte durante o período Cretáceogovernados por machos dominantes onde todos se ajudavam em caso de ataque, se alimentavam pastando em campos e florestas.O escudo e os chifres eram ótimas armas de defesa contra predadores porém eram também utilizadas em batalhas entre machos na disputa de fêmeas.Também tem outras espécies conhecidas como: Chasmossauro canadensis, Chasmossauro mariscalensis e Chasmossauro russelli.
Fonte: Atlas Virtual da Pré-História
Coahuilaceratops
O Coahuilaceratops cujo o nome faz referência ao local onde foi encontrado, região do deserto de Coahuila no México, viveu há aproxmadamente 72 milhões de anos atrás na América do Norte durante o período Cretáceo, chegava a medir 2,1 metros de altura e 7 metros de comprimento e pertencia ao grupo dos dinossauros Ceratopsídeos.
Seus chifres de 1,20 metros de comprimento foram os maiores já encontrados dentre osCeratopsídeos, os quais provavelmente eram utilizados para defesa contra predadores e para combate entre machos em dispustas por territórios e acasalamento.
Durante o período me que o Coahuilaceratops viveu nessa região, a mesma era um estuário úmido com uma grande diversdade de vegetação, onde as águas do oceano se mesclavam com as dos rios formando pequenos pântanos, juntamente com Hadrossaurídeos, evidênciados por diversos restos fóseis encontrados juntos, dentre eles diversas conchas e dinossauros fossilizados. As pesquisas foram financiadas pela Universidade de Utah e pela National Geographic Society.
Fonte: Atlas Virtual da Pré-História
Fonte: Atlas Virtual da Pré-História
Einiossauro
O Einiosaurus viveu durante o período de Cretáceo, há aproximadamente 71 milhões de anos atrás. Foi um ceratopsiano, e ao contrário de seus parentes, seu chifre era curvado para baixo e, sendo assim, não seria muito eficiente na luta contra os predadores, ao invés disso o Einiossauro devia usá-lo em combates contra membros de sua própria espécie, por fêmeas ou por hierarquia social. Foram achados três crânios desse animal, junto de alguns ossos em 1970, em Montana, nos EUA.
Fonte: Atlas Virtual da Pré-História
Estiracossauro
O Estiracossauro cujo nome significa "lagarto ouriço", viveu principalmente no Canadá e EUA. Possuía um grande chifre no nariz, porém, o que o diferenciava dos outros animais de sua família era a pequena saliência óssea sobre os olhos. Tinha uma crista em forma de escudo, com seis longos e fortes espinhos que lembravam o cocar de um índio. Supõe-se hoje que, esses espinhos não eram muito eficientes pois não estavam devidamente posicionados para garantir uma boa defesa caso o animal sofresse um ataque. Mesmo assim poderiam transmitir uma impressão bem ameaçadora, assustando e afugentando o inimigo.Numa luta, a principal arma do Estiracossauro era o grande chifre no nariz, com qual feria a vítima. O esqueleto do Estiracossauro era muito forte, pois tinha que sustentar a cabeça pesada. Era sem dúvida, um dos dinossauros mais amedrontadores que já existiu. Viveu há aproximadamente 66 milhões de anos atrás.
Fonte: Atlas Virtual da Pré-História
Paquirinossauro
O Paquirinossauro é relativamente incomum entre os centrossaurídeos, já que não foram encontrados restos de um chifre nasal. Ao invés disso, ele tem uma saliência óssea áspera no lugar, que deveria ter sido usada em combates entre os machos. É improvável que essa saliência tenha suportado qualquer tipo de chifre de queratina, como tem sido descrito às vezes.
O Paquirinossauro era um centrossaurídeo maciço, com cerca de 7 metros de comprimento. Provavelmente, rebanhos desses animais devem ter migrado sazonalmente para dentro e fora do Canadá.
Fonte: Atlas Virtual da Pré-História
Fonte: Atlas Virtual da Pré-História
Pentacertatops
O Pentaceratops cujo o nome significa " Lagarto de cinco chifres ", viveu no Novo México e Colorado, media aproximadamente 8 metros de comprimento e chegava a pesar 3 toneladas, viviam em grupos alimentando se de vegetações rasteiras. Pertencia a família dos ceratopsídeos. O escudo e os chifres eram ótimas armas de defesa contra predadores porém eram também utilizadas em batalhas entre machos na disputa de fêmeas, escudo o qual acredita-se que fosse ornamentado de colorido que serviria para seduzir fêmeas e aterrorizar possíveis adversários.
Fonte: Atlas Virtual da Pré-História
Torossauro
O Torossauro cujo nome significa "lagarto touro" foi encontrado pelo famoso paleontólogo Othiniel Charles March, e podia atingir até 8 metros de comprimento, dos quais quase 3 eram só da cabeça, a qual é o maior crânio dentre os animais terrestres conhecidos. O escudo e os chifres eram ótimas armas de defesa contra predadores porém eram também utilizadas em batalhas entre machos na disputa de fêmeas, escudo o qual acredita-se que fosse ornamentado de colorido que serviria para seduzir fêmeas e aterrorizar possíveis adversários. Os músculos do pescoço do Torossauro eram extremamente forte para aquentar o peso da enorme cabeça e juntamente com eles os das patas dianteiras. Os Torossauros viviam em enormes manadas para se defenderem dos grandes predadores de sua época, como por exemplo o Tiranossauro rex, a manada e uniria e formaria um parede de escudos e chifres com os mais fracos (filhotes, velhos e doentes) no interior dela.
Fonte: Atlas Virtual da Pré-História
Tricerátops
O Triceratops era um dinossauro do grupo dos ceratopsídeos que viveu há aproximadamente 66 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na América do Norte (EUA e Canadá), os quais possuíam a cabeça grande e extremamente forte, as maxilas laterais tinham bochechas musculosas, muitos dentes bastante afiados, um bico córneo curvado com o qual provavelmente arrancava as plantas duras, uma prolongação do crânio maciça que servia como escudo para proteção de eventuais ataques de predadores e combates entre machos e três chifres, sendo dois grandes acima dos olhos e um pequeno na ponta do nariz.. Os Triceratops provavelmente vivessem em enormes bandos, os quais possuíam uma escala hierárquica com machos disputando posições e direitos de acasalamento, porém em situações de ataque de algum predador, acredita-se que se juntavam de forma defensiva contra o predador, formando uma "parede" de escudos e chifres contra o oponente, com os filhotes fracos e doentes no interior dessa "muralha" defensiva e dessa forma acredita-se que se defendiam contra o seu maior predador, o Tiranossauro.
Fonte: Atlas Virtual da Pré-História
Zuniceratops
O Zuniceratops foi o primeiro dinossauro com gola e chifres ( ceratopsídeos ) da América do Norte, viveu no Cretáceo, tinha o tamanho do corpo aproximado de uma vaca e seus ancestrais vieram da Ásia. Viviam em grupos grandes governados por machos dominantes onde todos se ajudavam em caso de ataque de predadores formando uma parede de chifres e passavam a vida pastando em campos e florestas. Seus descendentes deram origem aos diversos tipos de ceratopsídeos que surgiram posteriormente na América do Norte.
Fonte: Atlas Virtual da Pré-História