Prossaurópodes

Um Plateossauro
" Os Prossaurópodes foram os primeiros dinossauros a se tornar enormes, viveram durante o período Triássicoque vai desde 245 à 210 milhões de anos atrás. Eram muito parecidos com os Terópodes, porém eram herbívoros e tinham pescoços compridos, podiam andar tanto em duas patas como em quatro patas, preferindo a posição bípede para correr, já possuíam muitas características comuns com os saurópodes, como uma garra no polegar da mão, pescoços compridos e tamanhos enormes se comparados a outros dinossauros da mesma época. Os Prossaurópodes eram herbívoros pacíficos que passavam o dia todo comendo, podiam se defender bem do ataque de pequenos predadores, porém predadores maiores começaram a aparecer daí só restaram para eles se tornar cada vez maiores que os predadores e assim entrando no período Jurássico eles se tornaram enormes e deram origem ao maior grupo de animais que já andaram sobre a Terra, os saurópodes."


Fonte: Atlas Virtual da Pré-História
--------------------------------------------------------------------------------->


Melanossauro
   Dinossauro sauropodomorfo primitivo conhecidos também como prossaurópode, era ancestral dos gigantescos sauropodes que viriam aparecer no Jurássico, as vezes agiam como bípedes para poder alcançar folhagens mais altas, este era o maior de todos os dinossauros no Triássico.

Fonte: Atlas Virtual da Pré-História

Plateossauro
 O Plateossauro cujo nome significa " Lagarto plano " viveu há aproximadamente 235 milhões de anos atrás durante o período Triássico na Europa, foi um dos primeiros grandes dinossauros herbívoros. Chegava a atingir um tamanho aproximado de 9 metros de comprimeto e 4 metros de altura. O Plateossauro pertencia a um grupo conhecido como prossaurópodes.
      Os Plateossauros possuíam um enorme pescoço que os possibilitavam alimentar-se de árvores e locais altos onde outros animais não alcançavam, pois acredita-se que apesar de andar nas quatros patas, eles poderiam se erguem apenas em duas para alcaçar lugares ainda mais altos. 

Fonte: Atlas Virtual da Pré-História