quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Cientistas descobrem o último dinossauro da Terra

Nos Estados Unidos, arqueólogos encontram fósseis de um Triceratops e reabriram as discussões sobre os dinossauros na Terra.
Atualmente a teoria mais aceita a respeito da extinção dos dinossauros afirma que o desaparecimento dos não-voadores ocorreu devido à queda de um asteroide na península de Yucatan, que deixou uma cratera de aproximadamente 180 quilômetros. Entretanto, existem muitas outras teorias que não associam a extinção dos dinossauros ao asteroide.
Algumas dessas teses relacionam o desaparecimento em massa a uma poderosa explosão do petróleo, às mudanças climáticas, ou ainda ao predomínio dos machos nas comunidades. Além disso, algumas correntes de cientistas afirmam que um inverno nuclear também pode ter ocasionado à extinção.
Keller Gerta – especialista da Universidade Princeton – e outros pesquisadores passaram um ano trabalhando com novas evidências e desenvolvendo outra teoria sobre as causas da morte dos dinossauros e atribuíram o evento a queda de vários corpos celestes.
Após vários debates sobre as mais variadas teorias os cientistas chegaram a algumas evidências promissoras. Uma delas suporta o fato de todos os fósseis de dinossauros não-voadores terem sido identificados em camadas abaixo do solo. Todos os vestígios encontrados nessa camada foram considerados movidos por causas naturais que ocorreram na crosta terrestre.
Outra teoria que também possui grande quantidade de adeptos apresenta a extinção dos dinossauros a uma série de fatores em uma sequência bastante lógica, que poderia ser resumida como o desaparecimento lento e gradual devido a fatores como redução do nível do mar, mudanças climáticas,atividades vulcânicas e que a queda do asteroide teria sido a última causa.
O fóssil identificado recentemente foi encontrado a 3 metros abaixo da camada do solo, possuía um chifre de aproximadamente 45 centímetros de comprimento e provavelmente pertence à espécie Triceratops ou a espécie Torozavru. De acordo com as primeiras pesquisas este deve ser o último dinossauro não-voador da história.
Esta descoberta foi utilizada como prova da veracidade das conclusões desenvolvidas pelos defensores da teoria da extinção gradual. Outros cientistas acreditam que o achado não encerra o debate sobre a causa do desaparecimento dos dinossauros. Como nenhum pesquisador conseguiu provar o contrário, o chifre fossilizado pode ser considerado como pertencente ao último dinossauro da Terra. 

Fonte: Jornal Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário